Apoie o DCM

Entidades médicas desmentem fake news de Bolsonaro sobre vacinas causarem AIDS

Bolsonaro
Bolsonaro criou mais uma fake news

A Sociedade Brasileira de Infectologia afirmou que Bolsonaro criou mais uma fake news sobre as vacinas contra Covid-19. Isto porque o presidente relacionou os imunizantes com a HIV. A entidade ainda repudiou “toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente”.

Em nota, o Comitê de HIV/Aids da SBI falou que “não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a Covid-19. E desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida”. Também pediu que pessoas com HIV tomem vacinadas contra o coronavírus.

“Destacamos inclusive a liberação da dose de reforço (terceira dose) para todos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias”, esclareceu. “Repudiamos toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente”, completou.

Leia mais:

1 – Extinto, Bolsa Família reduziu a mortalidade infantil e materna. Por Cida de Oliveira

2 – VÍDEO: Bolsonaristas queimam máscaras e foto de Eduardo Paes: “se livre dessa focinheira”

3 – Ciro Nogueira sofre série de derrotas como ministro

Bolsonaro e a fake news

Na quinta (21), o governante resolveu espalhar mais uma mentira sobre vacinação contra Covid-19. Se inspirando em site conspiracionista, o presidente disse que pessoas imunizadas com 2 doses estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) muito mais rápido do que o previsto.

O Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirma que a publicação é de um site que propaga ‘fake news’ e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira.

Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, também afirma que “as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids”. “A Aids é causada pelo HIV.”