Apoie o DCM

Fiocruz é escolhida pela OMS para produzir nova vacina contra Covid-19

Fiocruz
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ – © Erasmo Salomão/MS

A OMS escolheu a Fiocruz como centro da América Latina para o desenvolvimento e produção de vacina. A tecnologia será RNA mensageiro em estágio pré-clínico. O foco é que seja ampliado o acesso às vacinas contra a Covid-19. A informação é da jornalista Monica Bergamo.

O imunizante candidato é baseado na tecnologia de RNA auto-replicativo. É o mesmo utilizado na Pfizer e Moderna. É uma forma de ter melhor resposta imunológica, já que expressa não só a proteína Spike, mas também a N.

Essa tecnologia exige menos necessidades de produtivas. Ou seja, atinge uma escala em termos de doses superior à de outros imunizantes Mrna. Isso representa custo menor ao de outras vacinas parecidas.

Depois que for desenvolvida, a vacina passa pelo processo de pré-qualificação da OMS. Isso garante qualidade, segurança e eficácia com os padrões internacionais.

Leia mais:

1 – MP pede afastamento imediato de Sérgio Camargo por assédio moral

2 – Google e Twitter chamam ordem de Moraes para apagar perfis bolsonaristas de ‘censura prévia’

3 – “O objetivo é denunciar o legado tenebroso dele”, diz ao DCM brasileiro que protesta contra Bolsonaro em Nova York

Fiocruz venceu

A Fiocruz foi escolhida através do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A escolha faz parte de um projeto lançado em abril deste ano. Aproximadamente 30 empresas e instituições participaram.

“Esta será uma tecnologia que vem se somar à plataforma de adenovírus, utilizada na vacina Fiocruz/AstraZeneca para a Covid-19. O desenvolvimento de uma vacina da Fiocruz de mRNA é um passo fundamental para que o Brasil detenha o domínio tecnológico de duas plataformas fundamentais para o avanço no desenvolvimento de imunobiológicos”, declarou a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima.