Freixo desmente Erundina sobre negociação de cargos do PSOL: “É inaceitável”

Marcelo Freixo. Foto: Wikimedia Commons

Nesta sexta-feira (22), a deputada Luiza Erundina (PSOL) foi às redes sociais para condenar o PSOL por aderir ao fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa da Câmara.

“É lamentável que o PSOL negocie suas convicções e compromissos políticos históricos ao aderir ao fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa da Câmara. Essa é uma prática dos partidos de direita com a qual eu não compactuo”, disse Erundina.

Em uma nota divulgada no Twitter, o deputado federal (PSOL), Marcelo Freixo, desmentiu os ataques de Erundina: “Respeito muito a história de Luiza Erundina, apesar de discordar do lançamento da sua candidatura à presidência da Câmara. Mas é inaceitável insinuar que a defesa da entrada do PSOL no bloco democrático p/ derrotar Bolsonaro passa pela negociação de cargos. Isso não é verdade”, disse o deputado, que continuou:

“O fato é que a entrada do PSOL na coalizão junto com os demais partidos de esquerda daria maioria ao bloco e impediria que a Comissão de Constituição e Justiça e o Conselho de Ética, por exemplo, ficassem nas mãos de aliados de Bolsonaro”, disse.

“Importante dizer que esses cargos não ficariam com o PSOL e nem Erundina teria necessariamente que retirar a sua candidatura, porque o partido pode entrar no bloco e mesmo assim lançar candidato. O momento exige maturidade e responsabilidade. É isso que o Brasil espera de nós”, finalizou Freixo.
Após ser rebatida por Freixo e pela deputada Fernanda Melchionna, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, escreveu, no Twitter, uma nota em defesa de Erundina.

O PSOL oficializou na última segunda-feira (18) o lançamento da candidatura de Erundina à presidência da Câmara. A eleição será realizada no dia 1º de fevereiro. A decisão destoa da opção de siglas de esquerda e centro-esquerda, como PT, PSB, PDT e PCdoB, que se juntaram ao bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), capitaneado pelo atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e adversário de Arthur Lira (PP-AL), o nome defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Confira a nota abaixo:

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Mãe desliga sonda de alimentação do filho de 3 anos e é presa por maus-tratos

Em Aparecida de Goiânia (GO), uma mulher foi presa após desligar a sonda que alimentava…

8 minutos ago

Ex-ator da Globo é absolvido por posse ilegal de arma

O ex-ator de Malhação Alexandre Slaviero, detido em fevereiro do ano passado por posse ilegal…

13 minutos ago

Record é obrigada recontratar jornalista demitido com doença rara

A 89ª Vara do Trabalho de São Paulo concedeu uma liminar nesta segunda-feira (6) determinando…

48 minutos ago

Personal trainer morre após reagir tentativa de assalto e tomar tiro

Personal trainer de 27 anos, Luis Felipe Alves do Nascimento foi morto após ser baleado…

1 hora ago

VÍDEO – Homem é flagrado estuprando moradora de rua no litoral de SP

A Polícia Civil de Santos (SP) está empenhada em identificar um homem que foi flagrado…

1 hora ago

“Povo honesto”: bronca de Bolsonaro em Jair Renan

O ex-presidente Jair Bolsonaro repreendeu seu filho mais novo, Jair Renan Bolsonaro, por suas declarações…

2 horas ago