Apoie o DCM

Freixo aciona MPF contra ministro da Educação por interferência no Enem

Milton Ribeiro
O ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Foto: Sérgio Lima/Poder360

O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) anunciou, em publicação nas redes, que acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar
2 – Exclusivo: Em mensagens, Dallagnol combinou com procuradores como pressionar juízes e promotores
3 – Exclusivo: Frota diz que é contra Lira no ‘orçamento secreto’ e que o PSDB ‘parece uma oposição fake’

Os outros líderes da oposição na Câmara também entraram com a ação, que solicita que Ribeiro “responda por improbidade administrativa devido às interferências políticas no Enem”, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Em Dubai, Bolsonaro afirmou na segunda (15) que vai interferir no vestibular mais importante do país. Segundo o mandatário, agora as questões “começam a ter a cara do governo”.

“O que eu considero muito também: começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem”, disse.

Nesta quarta-feira (17), foi revelado que o governo cortou questões do próximo Enem. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) passou a imprimir a prova previamente. O procedimento é inédito e não foi adotado em anos anteriores.

À CNN Brasil, o ministro disse que “não houve interferência” na prova.

De acordo com ele, os escândalos sobre o exame, que será realizado nos próximos dias 21 e 28, não passam de “ruídos pré-Enem”.

VÍDEO: Bolsonaro diz que Enem é “ativismo político”

Em conversa com jornalistas no Catar, o presidente Jair Bolsonaro voltou a reclamar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo ele, a prova mais importante do país é “ativismo político”.

“Olha o padrão do Enem do Brasil, pelo amor de Deus. Aquilo mede algum conhecimento, ou é ativismo político?”, disse ele.

Ao falar sobre o Bahrein, onde ficou hospedado em um hotel de luxo graças ao rei do país, Bolsonaro afirmou: “Olha o que eles são. Olha o que nós [brasileiros] não somos. Assim é a mesma coisa que no Catar. Você vê progresso, desenvolvimento… O que falta para nós, brasileiros, chegar (sic) a esse nível de desenvolvimento?”

Veja abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link