Apoie o DCM

Fux derruba decisão do TCU e autoriza contrato de milhões para compra de remédios

Luiz Fux
O presidente STF, ministro Luiz Fux derrubou decisão do TCU.
Foto: Nelson Jr. SCO/STF Divulgação

O presidente STF, ministro Luiz Fux, derrubou decisão do TCU e autorizou o governo a dar continuidade à aquisição de R$ 310 milhões de imunoglobulina humana 5G, um medicamento usado para tratamento de diversas doenças, entre elas o HIV.

O relator do caso é o ministro Dias Toffoli, mas a decisão foi dada pelo o presidente do STF, que atua no plantão da Corte. No despacho, Fux argumentou que há o risco de desabastecimento do SUS e liberou a assinatura do contrato do Ministério da Saúde com a Nanjing Pharmacare, da China. Com informações do Globo.

“A fim de evitar o desabastecimento de imunoglobulina 5Ginjetável no Sistema Único de Saúde (SUS), DEFIRO PARCIALMENTE a medida liminar pleiteada, tão somente para autorizar que o Ministério da Saúde proceda à aquisição do medicamento, por meio do Pregão Eletrônico 24/2021, pelo prazo de 60 dias”, disse.

Leia também:

1; Deputados bolsonaristas querem o comando de quatro comissões da Câmara

2; Moro faz burrada e chama site de jornalistas puxa-sacos de “Antaonanista”

3; Governo zera Imposto de Renda para arrendamento de aviões

TCU sem argumentos contundentes, diz Fux

O TCU havia determinado a suspensão da compra dos remédios or entender que a empresa que venceu o pregão eletrônico realizado pelo Executivo apresentou preços 36% superiores aos concorrentes, o que poderia gerar um desperdício de R$ 160 milhões.

Segundo Fux, apesar das considerações tecidas pelo TCU, a União apresentou argumentos “contundentes acerca das consequências negativas possivelmente geradas pela decisão cautelar proferida, mormente o cenário fático de escassez do medicamento e do dilatado tempo hábil para sua produção, que deriva do plasma humano”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.