Apoie o DCM

Fux diz que ‘desprestígio’ do STF é causado por políticos que jogam problemas para a Corte

Luiz Fux e o STF
Fux falou do momento do STF

O presidente do STF Luiz Fux disse neste domingo (26) que o Supremo está passando por um “profundo desprestígio”. Isto porque a Corte tem solucionado problemas que não estão se resolvendo na política. Na visão do magistrado, o Tribunal está com a marca de “se mete” em muitas questões. Tudo isso por causa da polarização que há na sociedade.

“O Supremo Tribunal Federal hoje sofre com um profundo desprestígio exatamente porque os players da arena política não resolvem seus problemas e jogam para o Supremo resolver. A sociedade está dividida em relação àqueles valores morais ou àquelas razões públicas, o Supremo decide e acaba desagradando”, disse Fux. Ele falou na abertura das Jornadas Brasileiras de Direito Processual.

“Quando se fala em judicialização da política e das questões sociais, não existe a jurisdição, a função não se exerce sem que ela seja provocado. O Supremo não se mete em nada. O Supremo é provocado e tem de dar uma resposta”, acrescentou.

Leia mais:

1 – Superlive de domingo – Presidente da Caixa é o 4º infectado da comitiva de Bolsonaro; estupro na evangélica Record

2 – DCM Ao Meio-Dia: Carluxo finalmente acerta uma e diz que Lula é a 3ª via; bolsonaristas antivacina fazem ato no Rio

3 – Rita Lee fala de Bolsonaro: “É assustador ver gente no comando com mente tão ultrapassada”

STF e os ataques

O STF tem sido alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Nos atos antidemocráticos de 7 de setembro, houve ameaças de invasão ao prédio. Porém, o governante recuou poucos dias depois. Isto porque suas manifestações não tiveram grande adesão.