Apoie o DCM

Gabriel Boric toma posse como presidente do Chile

Gabriel Boric sentado e sorrindo. Ao seu lado, Sebatián Piñera ainda com faixa presidencial beija um escudo que é o símbolo do poder no Chile.
O agora presidente do Chile, Gabriel Boric, ao lado do agora ex-presidente Sebatián Piñera. Foto: Javier Torres/AFP

Gabriel Boric, eleito presidente do Chile em 2021, tomou posse no cargo nesta sexta-feira (11). Sem gravata, ele celebrou o fato da maioria do seu ministério ser composto por mulheres. Quem lhe passou a faixa foi o agora ex-presidente Sebastián Piñera.

No entanto, como manda a tradição do país, Boric recebeu a faixa das mãos do presidente do Senado, Álvaro Elizalde. Após o protocolo, os dois se abraçaram sob aplausos. “Diante do povo e dos povos do Chile, prometo dar o melhor de nós pelo bem do país”, afirmou o recém-empossado. A cerimônia durou cerca de 40 minutos, em Valparaíso, onde fica o Congresso.

Gabriel Boric tem 36 anos e é o presidente mais jovem da América Latina. “Estou muito feliz de ter diante de mim um gabinete com mais mulheres que homens”, discursou ele, após ouvir o juramento de ministros e ministras.

Leia mais:

1. Ipespe: Lula segue em primeiro; Bolsonaro se aproxima

2. VÍDEO: Em 2021, Putin revelou que Rússia é um país “conservador saudável”

3. Ex-militares bolsonaristas dizem integrar “tropa especial” na Ucrânia: “Nem minha mãe sabe”

Brasil esteve representado na cerimônia de Boric

A cerimônia de posse de Gabriel Boric teve menos convidados que o normal. Diferentemente de outros anos, estavam presentes aproximadamente 500 pessoas. O motivo foram as restrições impostas pela Covid-19.

Estavam presentes os presidentes de Argentina, Alberto Fernández, Paraguai, Mario Abdo Benítez, Bolívia, Luis Arce, Uruguai, Luis Lacalle Pou e Equador, Guillermo Lasso. O representante oficial do Brasil foi o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link