Apoie o DCM

Deputado faz revelações sobre gastos milionários do governo com filé mignon, picanha e salmão

Braga Netto e Jair Bolsonaro lado a lado.
Braga Netto e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) promoveu um levantamento sobre os gastos milionários que o Ministério da Defesa, ainda comandado por Walter Braga Netto (PL), fez em itens como picanha, salmão e filé mignon, entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022. O parlamentar afirma que os processos ocorrem mediante pregão ou dispensa de licitação. “É vergonhoso”, concluiu o deputado goiano.

Braga Netto é o provável vice do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais deste ano. Sob sua gestão, a pasta da Defesa teve processos que totalizam 25,3 milhões de reais para a compra de 557,8 mil quilos de filé mignon destinados à Marinha, à Aeronáutica, ao Exército e à Indústria de Material Bélico do Brasil.

Também há registro de 373,2 mil quilos de picanha no valor de 18,7 milhões de reais e 254 mil quilos de salmão a 12,2 milhões. Ao todo, os processos de compra desses três itens somam 56 milhões de reais, de acordo com o levantamento de Elias Vaz.

Leia mais:

1. Lula anuncia Alckmin como vice: “Será recebido no PT como um velho companheiro”

2. Lula é melhor padrinho político que Bolsonaro e Doria em SP e no Rio, diz Datafolha

3. Cartaz em igreja diz para fiéis não doarem esmolas

Governo gasta em alimentos de luxo enquanto população sofre com insegurança alimentar

Estudos mostram que quase metade da população brasileira sofreu com insegurança alimentar durante a pandemia de Covid-19. Isso significa que quase 100 milhões de pessoas não tinham certeza se teriam quantidade suficiente de alimento para comer no jantar ou no almoço do dia seguinte.

O deputado Elias Vaz (PSB-GO), autor do levantamento sobre os gastos milionários do governo, pontuou essa questão: “Enquanto tem brasileiro se alimentando de sopa de osso, o governo Bolsonaro gasta milhões com luxos para um pequeno grupo. Com certeza esse cardápio não é para os soldados rasos, mas para a cúpula das Forças Armadas”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link