Apoie o DCM

Gilmar Mendes vota pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro no STF

Ministro Gilmar Mendes durante a sessão da 2ª Turma. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF (20/08/2019)

O ministro Gilmar Mendes votou na tarde desta terça (9) a favor de declarar a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá.

Ao criticar a atuação de procuradores e da Justiça Federal de Curitiba citando as conversas hackeadas e periciadas na Operação Spoofing, além de reportagens da série Vaza Jato, Gilmar disse que “não se combate crime cometendo crime”. Para o ministro, a história recente do Poder Judiciário ficará marcada pelo “experimento de um projeto populista de poder político”, em referência à atuação da Lava Jato.

“A Justiça Federal está vivendo uma imensa crise a partir deste fenômeno de Curitiba. O combate à corrupção é digna de elogios. Mas o combate à corrupção deve ser feito dentro dos moldes legais. Não se combate crime cometendo crime. Ninguém pode se achar o ó do borogodó. Cada um terá o seu tamanho no final da história. Calcem as sandálias da humildade. Não podemos aceitar que o combate à corrupção se dê sem limites. Não podemos aceitar que ocorra a desvirtuação do Estado de Direito, que uma pena seja imposta de um modo ilegítimo, não podemos aceitar que o Estado viole as próprias regras.”

O voto teve 70 páginas.

ENTENDA O JULGAMENTO – “Não se combate o crime cometendo crime”, diz Gilmar no julgamento da suspeição de Moro

Mostrando que abandonou a Lava jato, Carmen Lucia vibra com voto de Gilmar: “Gravíssimo!”