Apoie o DCM

Globo afasta diretor acusado de racismo e muda novela; Entenda o caso

A imagem do diretor da Globo
Vinícius Coimbra foi afastado da Globo por denúncia de racismo em Nos Tempos do Imperador. Foto. ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Vinicius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos do Imperador, foi afastado temporariamente de suas atividades na TV Globo, diz Carla Bittecourt no site Notícias da TV.

Ele estava à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, e foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu Quanto Mais Vida, Melhor!. Essa decisão da emissora foi oficializada na tarde de terça (15) em resposta à denúncia de racismo que ele e sua equipe foram alvo durante as gravações da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da Globo para reclamar de posturas de Coimbra e sua equipe. Tanto Ricardo Waddington quanto José Luiz Villamarim foram avisados sobre as queixas das três atrizes e disseram a elas e seus representantes que tomariam providências.

LEIA MAIS:

1; Bolsonaro segue usando TV Brasil para patrocinar Record e compra outra novela
2; Globo cancela gravação de novela por causa da Covid; saiba qual
3; Mais da metade do público de novela abandona TV Globo em 21 anos

Como estava a novela da Globo – e como foram as denúncias?

Gravações começaram em janeiro de 2020. Com o passar dos meses e sem nenhuma mudança de comportamento da direção e da produção da novela, Cinnara, Dani e Roberta fizeram uma queixa formal ao setor de compliance da Globo.

As atrizes alegam que Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores. Em documentos, inclusive, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro.

Até camarins separados havia nos estúdios de Nos Tempos do Imperador. Na queixa ao complicance da emissora, Cinnara, Dani e Roberta falaram sobre o episódio em que a trama vacilou ao retratar o “racismo reverso” envolvendo Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski).

A cena causou um pedido de desculpas da autora Thereza Falcão, e Vinícius insistiu que elas e outros atores negros defendessem a novela em entrevista e em redes sociais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link