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Jornalistas da Globo são proibidos de acompanhar final da Libertadores; entenda

Globo e Libertadores
Globo e a Libertadores

Os profissionais da Globo que quiserem acompanhar a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, no próximo sábado (27), serão proibidos de entrar no estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

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A Conmebol, confederação que organiza o torneio, vetou a entrada de qualquer profissional da emissora no local. O motivo é a exibição “pirata” de uma coletiva de imprensa do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, nas semifinais da competição.

A emissora foi punida pela mesma razão na final da Copa Sul-Americana. Nenhuma credencial da Globo foi aprovada para a partida entre Athletico-PR x Red Bull Bragantino, no último sábado (20).

Em 28 de setembro, após a classificação do Verdão para a final da Libertadores, o programa Troca de Passes, do SporTV, reproduziu a exibição “pirata” da entrevista.

De acordo com o Notícias da TV, a entidade puniu a Globo porque, “por contrato, é proibida a exibição de entrevistas coletivas ao vivo de seus torneios por empresas que não são donas dos direitos de transmissão dos jogos em qualquer mídia”.

Isso significa que somente o SBT, a Disney e a própria Conmebol poderiam mostrar as imagens em tempo real.

É mais uma derrota para a emissora da família Marinho, que desde o início do governo Bolsonaro tem visto ruir seu monopólio das transmissões de futebol.

Tanto a Globo como a Conmebol ainda não comentaram o caso.

TCU obriga genro de Silvio Santos a diminuir verba do governo ao SBT e aumentar a Globo

A TV Globo voltou a ser contemplada com a maior fatia do investimento de publicidade da Secom. Fábio Faria é o ministro das Comunicações e genro de Silvio Santos. Em junho de 2020, ele foi obrigado a seguir uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A emissora líder em audiência passou novamente a receber mais recursos. Paralelamente, o SBT teve uma redução de investimento.

Entre 2019 e 2021, a TV Globo recebeu um total de R$ 47,2 milhões de investimento: R$ 11,7 milhões em 2019, R$ 16 milhões em 2020 e R$ 19,5 milhões em 2021. O SBT, por sua vez, recebeu mais, mas perdeu investimento nos últimos anos. Em 2019, a emissora recebeu R$ 20,4 milhões. No ano seguinte, R$ 16,6 milhões. Neste ano, foram R$ 16,5 milhões.

Relatório do TCU de novembro de 2019 indicou que a Secom do governo destinava maiores percentuais de verbas publicitárias para a Record TV e o SBT, mesmo que as emissoras não sejam líderes em audiência. O documento indicava assimetria no pagamento.

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