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Globo perde exclusividade da Copa do Mundo em transmissões digitais

Taça da Copa do Mundo
Taça da Copa do Mundo de futebol. Foto: Kurt Schorrer; – Divulgação: Fifa

Após ir à Justiça contra a Fifa para reduzir o valor das parcelas de seu acordo de TV pela Copa do Mundo, a Globo perdeu a exclusividade nos direitos de transmissão pela internet do torneio no Qatar, que será realizado de 21 de novembro a 18 de dezembro do ano que vem.

Com isso, a entidade que controla o futebol mundial tem oferecido pacotes de jogos da competição por streaming diretamente às plataformas digitais no Brasil. Youtube, Facebook e TikTok, por exemplo, já foram procurados e estudam a viabilidade do negócio. Com informações da Folha.

A emissora carioca continuará exibindo as partidas do Mundial na televisão aberta e no seu canal esportivo por assinatura, o Sportv, no entanto, não terá exclusividade nas plataformas digitais, seja no Globoplay ou em seus portais na internet, que transmitiram jogos ao vivo das Copas de 2010, 2014 e 2018.

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Quem fica após a Globo?

É a primeira vez que a Fifa assume a negociação dos direitos da Copa do Mundo com redes sociais. E o Brasil tem sido uma oportunidade para a entidade experimentar o modelo. A federação que rege o futebol mundial contratou a agência LiveMode, sediada no Rio de Janeiro, para assessorá-la na comercialização do produto.

A LiveMode já é parceira da Fifa na comercialização de cotas de patrocínios na América do Sul para a Copa do Mundo no Qatar. O pacote, avaliado em US$ 8 milhões (R$ 43 milhões), permite ao patrocinador explorar publicidade nos estádios durante os 64 confrontos do Mundial, realizar ativações digitais e usufruir das áreas de hospitalidade com seus convidados.

A LiveMode faz a gestão dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste e do Campeonato Paulista. Neste último, inclusive, a empresa conduziu o processo de venda em nome da Federação Paulista de Futebol no qual a Record tirou o torneio das mãos da Globo.