Apoie o DCM

Globo quebra silêncio sobre Lula e gasta 25 minutos do JN para dizer que ele não é inocente

Rompendo com a “lei do ostracismo” a Lula em seus telejornais, a Rede Globo dedicou 25 minutos do Jornal Nacional, seu principal telejornal, para tentar convencer o telespectador de que a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, não significa que o ex-presidente é inocente.

Na abertura da matéria, o âncora William Bonner destacou a queda na bolsa brasileira e a alta do dólar, destacando uma “reação” negativa do mercado a anulação dos processos de Lula seria negativa para a economia. Porta-voz da Globo, Míriam Leitão antecipou esta abordagem.

A edição, que destrinchou a decisão de Fachin, destacou que todos os processos contra Lula foram anuladas – inclusive o do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia.

Esta abordagem, deu um “tom negativo” à decisão por exibir em detalhes as acusações contra o ex-presidente.

Além disso, o programa sugeriu a possibilidade da Justiça Federal do Distrito Federal vir a condenar Lula com base nas investigações de Curitiba.

Entretanto, a principal consequência da decisão de Fachin, que é a retomada dos direitos políticos do petista, não pode ser omitida.

“A lei da ficha limpa é bem clara ao rejeitar candidatura de condenados pela Justiça. Essa era a situação de Lula. Agora, Lula volta a ser elegível desde já”, destacou uma das repórteres.