Apoie o DCM

Após pedido do Senado, governo Biden toma atitude para se afastar de Bolsonaro

Blinken, secretário dos EUA no governo Biden
Blinken, secretário do governo Biden não deve vir para o Brasil

Antony Blinken, secretário de Estados dos EUA do governo Biden, deve retirar o Brasil da sua lista de primeira viagem à América do Sul. A confirmação deve ocorrer nos próximos dias. Essa é a comprovação que não está tendo diálogo entre os norte-americanos e o governo brasileiro. É uma mensagem clara do presidente Joe Bieden para Bolsonaro. A informação é da revista Veja.

Segundo a revista Piauí, Biden conversou com cerca de 40 chefes de Estado, incluindo Colômbia, México e Guatemala. Com Alberto Fernández, presidente da Argentina, a conversa ocorreu antes da pose. Com o chefe brasileiro, o diálogo é zelo.

A opção por não dialogar com o Brasil tem um motivo: Donald Trump. No domingo (10), Eduardo Bolsonaro publicou nas redes sociais um bilhete assinado pelo ex-presidente. Além disso, o governante brasileiro foi o penúltimo líder mundial a cumprimentar Biden.

A situação ainda ficou pior recentemente, quando Bolsonaro afirmou que a eleição americana foi uma fraude. Fora que ex-assessores de Trump conversam com 03 para ajudar na campanha de reeleição do pai.

Leia mais:

1 – ‘Juiz ladrão’, Moro vai dar palestra na Universidade de Chicago sobre corrupção

2 – ‘PT trabalha 24 horas por dia para impedir o Ciro de crescer’, reclama o presidente do PDT

3 – Tom da crítica de Ciro a Lula é de “queima de navios”, diz Reinaldo Azevedo

Secretário de Estados de Biden deixa resposta clara ao Senado

Em setembro, os presidentes dos Comitês de Relações Exteriores e de Justiça do Senado mandaram uma carta para Blinken. Eles disseram que Bolsonaro estava promovendo ameaças de um golpe.

“Insistimos com o senhor a deixar claro que os EUA apoiam as instituições democráticas brasileiras. E que qualquer ruptura antidemocrática com a atual ordem constitucional terá sérias consequências”, diz o documento. A não vinda do secretário ao Brasil é uma resposta a carta dos senadores.