Apoie o DCM

Governo Bolsonaro sabia sobre taxa de desmatamento na Amazônia antes da COP, indica documento

Bolsonaro STF
Bolsonaro – Foto: Reprodução

A taxa anual do desmatamento na Amazônia Legal, divulgada nesta quinta (18), é um desastre para o meio ambiente. A nota indicou um aumento de 22% em relação à taxa do período anterior (2019-2020), que já representava um acréscimo de 9,5% em relação ao período 2018-2019. Essa alta acompanha o início do mandato de Jair Bolsonaro.

Segundo a data da nota técnica produzida pelo Inpe, o governo sabia do número desde antes do início da COP26, a conferência dos líderes sobre a emergência climática, realizada neste ano em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro.

O documento do Inpe é datado de 27 de outubro último, portanto quatro dias antes do início da reunião (veja abaixo o fac-símile da parte final do documento). Normalmente o governo brasileiro divulga o dado do desmatamento antes do início das COPs, num gesto de transparência. O documento técnico produzido pelo Inpe é enviado tradicionalmente ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), hoje ocupado por um militar da reserva da Aeronáutica, Marcos Pontes. O Inpe está vinculado à pasta.

Leia também:

1; Moro copia presidente e elogia Centrão: “Existem pessoas boas”

2; Guedes apresenta solução inacreditável para reajuste de salário

3; Posto Ipiranga de Moro, economista diz Auxílio Emergencial pagou ‘gente demais’

Bolsonaro se faz de desentendido

Na última segunda-feira (15), Bolsonaro afirmou, diante de empresários e autoridades árabes, que a Amazônia é “úmida” e “não pega fogo”.

Em 2020, o mandatário do país fez a mesma observação e afirmou que há uma “seita ambiental” europeia, cujo interesses são estimular uma “briga comercial” para prejudicar o agronegócio brasileiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.