Apoie o DCM

Guedes apresenta solução inacreditável para reajuste de salário

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes – Foto: Washington Costa / Ministério da Economia

Nesta quinta (18), o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou uma solução inacreditável para reajuste de salário aos servidores públicos. Para ele, a redução nos gastos com saúde por conta do arrefecimento da pandemia de Covid-19 abre essa possibilidade. A declaração aconteceu durante evento da Secretaria de Política Econômica.

Sem citar diretamente a promessa do presidente Jair Bolsonaro de dar reajustes ao funcionalismo, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada no Senado, Guedes comentou a possibilidade ao defender que a classe política deve assumir o controle do Orçamento público. Com informações do Globo.

“Esse é o grande desafio à frente para a classe política: assumir os orçamentos públicos. Fazer em tempos de paz o que nós só conseguimos fazer em tempos de guerra contra a pandemia. ‘Olha, está aqui o dinheiro para a saúde, mas não tem dinheiro para aumento de salário neste ano’. No ano seguinte, a crise foi embora, ok, diminuiu o gasto com a saúde, temos aqui a possibilidade de dar reajuste de salário — disse o ministro.

Leia também:

1- Inep torna secreto processo que apura entrada de PF em sala segura do Enem

2- Moro deve crescer nas próximas pesquisas e preocupa Bolsonaro, diz jornalista

3- Posto Ipiranga de Moro, economista diz Auxílio Emergencial pagou ‘gente demais’

Guedes é defensor do “Oraçamento com base zero”

Guedes sempre defendeu um Orçamento com base zero, ou seja, com todas as despesas sendo decididas anualmente pelo Congresso. Hoje, mais de 95% do Orçamento brasileiro é carimbado por vinculações e gastos obrigatórios.

“Aí no outro ano: “agora vamos aumentar a despesa de segurança pública e agricultura”. A essência da política é a alocação de recursos públicos. No Brasil, 96% do Orçamento está carimbado, ou seja, há um vácuo político”, disse o ministro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.