Apoie o DCM

Inep torna secreto processo que apura entrada de PF em sala segura do Enem

Fachada Inep
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

A presidência do Inep tornou secreto o processo interno sobre o documento no qual há a permissão para a entrada de um policial federal na sala segura do órgão. Nessa sala secreta são elaborados exames como o Enem.

A entrada do policial no local, cujo acesso é bastante restrito, causou estranheza e preocupação nos funcionários técnicos do instituto. Tanto servidores como ex-dirigentes dizem que o episódio teria sido inédito. Servidores ainda denunciam que um documento teria sido apagado. Com informações da Folha.

A Polícia Federal afirmou que ao menos desde 2017 recebe solicitações do Inep para a realização de vistorias na gráfica responsável pela impressão das provas, mas não fez menção à sala segura em relação a anos anteriores. A corporação disse que a inspeção realizada no espaço reservado na atual edição do Enem se referiu à “segurança do ambiente, dos equipamentos, do controle de acesso, dos níveis de segurança de acesso”, entre outros aspectos.

Leia também:

1- Moro deve crescer nas próximas pesquisas e preocupa Bolsonaro, diz jornalista

2- PEC dos Precatórios: Lira e Pacheco batem boca: “Capacho do Bolsonaro”

3- Bolsonaro está emparedado por Lula e Moro e não sabe o que fazer

Acesso do PF na sala segura do Inep

O agente da PF, segundo informou a corporação, teve acesso ao local no dia 2 de setembro. Dupas Ribeiro assinou um ofício em 20 de agosto em que prevê a avaliação do ambiente seguro do Inep e a emissão de um relatório com recomendações. A partir desse documento é que se autorizou, em outro ofício, o policial entrar na sala protegida.

O caso veio à tona em meio à crise na qual vive o órgão ligado ao MEC, com denúncias de pressão para interferir no conteúdo da prova e assédio moral sobre os trabalhadores.

Este processo, por sua vez, está com acesso restrito no sistema eletrônico de informações do governo. O ordenamento prevê que o gestor justifique o motivo da restrição a processos públicos, o que não teria ocorrido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.