Apoie o DCM

Governo Bolsonaro avalia projeto de lei que pode privatizar a Petrobras

Veja Petrobras
Sede da Petrobras no Rio Foto: Mauro Pimentel / AFP

Governo Bolsonaro avalia encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei que, na prática, permite a privatização da Petrobras, de acordo com integrantes da equipe econômica. Esse texto permitiria a venda de ações da estatal de modo que o governo perca o controle da empresa, diz o jornal O Globo.

LEIA MAIS:

1 – Haddad tira sarro de Bolsonaro: “Genocida censurado pela mídia estrangeira por vincular vacina à Aids”

2 – Com Mendonça sem indicação ao STF, Mourão se reúne com seu favorito ao cargo

3 – Pastor morre após passar mal em evento; pai também morreu ao saber

Entreguismo com a Petrobras

Projeto avaliado pelo governo, por outro lado, manteria a prerrogativa de o Palácio do Planalto  indicar o presidente da estatal e também vetar algumas medidas tomadas pela companhia — uma espécie de “golden share”, ação com poder de veto, típica das privatizações da década de 1990.

Esse dinheiro arrecadado poderia ser destinado para um fundo que pode fazer com que beneficiários do Auxílio Brasil recebam um “bônus” pela venda de ações da estatal. O beneficiário receberia um dinheiro além dos R$ 400 que o governo anunciou como o piso do programa ao longo de 2022, ano de eleições presidenciais.

A possibilidade da venda da Petrobras começou a ser ventilada pelo governo mais abertamente depois da crise causada com o Auxílio Brasil de R$ 400 para o qual o teto de gastos (regra que impede o crescimento das despesas da União) será alterado.

A intenção, porém, é só encaminhar ao Congresso o assunto depois do Senado votar a privatização dos Correios — estatal cuja venda já foi aprovada pela Câmara.

Governo Bolsonaro foi detonado pelo mercado por conta da mudança o teto e uma privatização da Petrobras poderia soar como um aceno aos investidores neste momento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.