Apoie o DCM

Mercado teme que Guedes caia e seja substituído por Pedro Guimarães, diz Elio Gaspari

FMI já vê o fracasso de Paulo Guedes
Paulo Guedes

Para Elio Gaspari, existe possibilidade de que Paulo Guedes caia e assuma em seu lugar o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Para o colunista, é um temor do mercado e o economista está “fugindo dos piratas privados e das criaturas do pântano que o aprisionaram” em Washington.

Em texto na Folha, Gaspari diz que o ministro “encarna o tipo latino-americano do endinheirado ambicioso e oportunista”. “Guedes acreditou que poderia colocar três ministérios sob sua batuta e três anos depois descobriu que mal comanda um deles”. Para o colunista, restou ao ministro “os piratas privados”.

“Por enquanto, alguns deles procuram preservar o czar da economia transformado em pinguim de geladeira. Fazem isso porque temem que para seu lugar vá o voluntarioso Pedro Guimarães, presidente da Nossa Caixa, aquele que tem 15 armas”, avalia.

Leia também:

1 – Kim Kataguiri é detonado nas redes após associar a série “Round 6” ao socialismo

2 – 20 milhões de brasileiros passam fome, diz pesquisa

3 – Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet vai processar mãe de Gabriel Medina

Elio Gaspari compara Guedes a Andrew Mellon

O colunista cita Andrew Mellon ao criticar Guedes. O banqueiro foi secretário do Tesouro de três presidentes nos Estados Unidos. “Teve uns dissabores com a Receita Federal, mas poliu sua biografia doando ao povo americano sua coleção de arte e cacifando a construção do prédio da National Gallery”, diz, citando indiretamente a offshore do ministro nas Ilhas Virgens Britânicas.

“Ao tempo de Mellon não existiam paraísos fiscais e seus filhos ficaram conhecidos pelas fortunas que deram, não pelos tesouros que esconderam. Todos republicanos até a medula”, ironiza.