Apoie o DCM

Hapvida é investigada por denúncias de pressão para uso de “kit covid”

Unidade da Hapvida. Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) investiga denúncias sobre a Hapvida. O Grupo São Francisco estaria usando o “kit covid” em Ribeirão Preto (SP). A ação parte de médicos que alegaram que foram obrigados a prescrever as drogas ineficazes, como a cloroquina, por exemplo.

Em nota, o órgão afirmou que “está investigando o caso e as investigações tramitam sob sigilo determinado por lei”, informa a Folha. Além do Cremesp, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) também apura o caso. No caso da agência, houve diligências na sede da Hapvida na manhã da última segunda (27).

Leia também:

1 – Presidente reage mal à pesquisa encomendada por bolsonaristas: “Vou perder?”

2 – Carlos perde espaço ao lado do pai após denúncias: “Tem que ficar quietinho pra não me queimar”

3 – Michelle manda Caixa liberar empréstimos para empresas de bolsonaristas e amigos

Hapvida já demitiu médico por não prescrever cloroquina

No ano passado, a Hapvida demitiu um médico e ameaçou outros profissionais de saúde. A operadora de saúde queria que fosse prescrita a hidroxicloroquina em casos de suspeita de covid. Houve relatos de quatro médicos de dois estados. À época, a empresa afirmou que a recomendação dos remédios é “soberania médica”.

A Hapvida é uma das maiores operadoras de saúde privada do país. Na pandemia, também virou notícia por outro caso. Gestores orientavam médicos a utilizar o exame de tipo sorológico para o diagnóstico da covid. O RT-PCR é o mais recomendado para o caso.