Judeus em Harry Potter? Apresentador acusa J.K. Rowling de antissemitismo

Alvo de um cancelamento após publicar posts transfóbicos, a autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, agora está sendo acusada de antissemitismo pelo apresentador Jon Stewart, que proferiu ataques em um podcast. Ele acusou a escritora de usar estereótipos antissemitas para retratar os duendes que trabalham no banco mágico de Gringotes.
Stewart, que é judeu, questionou o porquê de Rowling escolher “jogar judeus lá para administrar o Banco Gringotes” em um mundo fictício onde as pessoas “podem montar em dragões e ter corujas de estimação”.
Stewart disse que os duendes banqueiros são baseados em caricaturas de judeus de ‘Os Protocolos dos Sábios de Sião’, um texto anti-semita de 1903 que levanta a teoria de conspiração da existência de um plano judaico para dominar o mundo.
Leia também:
1- Noiva de Lula comemora conta verificada no Twitter: “Juntos somos mais fortes”
2- Haddad dá solidariedade a Márcio França: “Reputação é obra de uma vida”
3- Bolsonaro avisa PP e Republicanos sobre ministra: “Quem manda sou eu”
J.K. Rowling acusada de antissemitismo
“Falando com as pessoas digo: você já viu um filme de Harry Potter? Você já viu as cenas no Banco Gringotes? Você sabe o que são essas pessoas que dirigem o banco? Judeus! E elas comentam, ‘Oh, [essa ilustração é] de Harry Potter!’. Não, isso é uma caricatura de um judeu de uma obra antissemita da literatura”, comentou Stewart.
“Só quero mostrar uma caricatura para você. E eles ficam tipo, ‘Oh, olhe isso, isso é de Harry Potter!’ E você fica tipo, ‘Não, isso é uma caricatura de um judeu de uma obra antissemita da literatura'”, protestou o apresentador.
“Foi uma das coisas que vi nos filmes e esperava que as pessoas se chocassem. ‘Ela não fez isso! Ela botou judeus para comandarem um banco subterrâneo’. E todo mundo só pensava: ‘ah, os bruxos!’. Foi tão estranho”, disse o humorista.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.