Heleno mente ao dizer que europeus espalham fake news sobre Amazônia

Na cúpula do G-20, Augusto Heleno acusou europeus de mentirem sobre o Brasil. Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o objetivo da ida do governo ao evento é “mostrar para a Europa a realidade brasileira, não o que ficam inventando”. Ele não especificou quem seria o responsável pela suposta desinformação.
“É difícil fazer essa acusação. Mas é lógico que a situação econômica do Brasil, sobretudo do ponto de vista do agronegócio, da nossa influência no leste da Ásia, tem influência na Europa. É natural”, disse o general na saída de um jantar informal na embaixada do Brasil em Roma.
O ministro diz que as notícias sobre o desmatamento no país são um “exagero”. “Se fossem verídicos os dados que são divulgados, já teríamos desmatado o Brasil inteiro”.
Leia também:
1 – Maurício X Casagrande: não há reabilitação para mau-caratismo. Por Nathalí Macedo
2 – TV Manchete pode voltar ao ar através do dono da Havan, diz site
3 – Homem é preso acusado de matar vizinho dono de galo que cantava “Bolsonaro”
Ao contrário do que diz Heleno, alertas de desmatamento batem recorde
Não é um “exagero” se preocupar com os dados de desmatamento no país. Em junho, os alertas de desmatamento na Amazônia voltaram a bater recorde pelo quarto mês consecutivo. Foram 1.061,88 km² de derrubada de mata naquele mês. Foi um aumento de 27% em relação ao mesmo mês no ano passado. Este também foi o segundo mês seguido com valores de desmate acima dos mil quilômetros.
Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.