Apoie o DCM

General Heleno autorizou avanço de garimpo em rio que corta duas terras indígenas

Veja o general Heleno
Ministro do GSI da Presidência e secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional, general Augusto Heleno. Foto: Agência Brasil

O general Augusto Heleno autorizou sete frentes de exploração de ouro em uma das áreas mais preservadas da Amazônia. Cinco desses avanços estão dentro de trecho do rio Negro que corta duas terras indígenas, onde vivem 11 etnias.

O Ipam analisou as coordenadas geográficas dos projetos autorizados por Heleno, ministro do GSI da Presidência e secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional. Com informações do Folha.

As áreas liberadas estão em ilhas ou nas próprias águas do rio, margeado de lado a lado por territórios demarcados. Os dados analisados são públicos e integram os processos na ANM.

Leia também:

1- Guedes reclama de pedidos de aumento de servidores após dar reajuste à policiais

2- Bolsonaro comemora processo na mão de André Mendonça

3- PDT ensaia aproximação com PT após Datafolha

Avanço em terras indígenas

Os mapas produzidos pelo Ipam revelam que o ministro do GSI permitiu um avanço do garimpo de ouro em trecho de rio que banha duas terras indígenas praticamente intocadas: Médio Rio Negro 1 e Médio Rio Negro 2.

Nos dois espaços vivem 3.300 indígenas, segundo base de dados atualizada pelo ISA (Instituto Socioambiental). Eles são das etnias arapaso, baniwa, baré, dâw, desana, koripako, mirity-tapuya, pira-tapuya, tariana, tukano e yuhupde.

A Constituição proíbe mineração em terra indígena. Esse tipo de exploração só é possível se houver autorização pelo Congresso, o que não ocorreu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link