Apoie o DCM

VÍDEO – Homem negro denuncia racismo na Zara após abordagem: “Eu sou preto como você”

Zara zerou
Foto: Reprodução

Em uma unidade da Zara, em Salvador, na Bahia, a abordagem de um cliente resultou em mais uma acusação de racismo para a empresa. Em um vídeo feito por outra pessoa no local, é possível ver o homem negro sendo abordado por um segurança e esvaziando a mochila em frente ao funcionário.

A empresa afirma que houve um equívoco do segurança do shopping, que abordou o homem após a saída da loja. Segundo o shopping, o funcionário foi acionado pela Zara, mas agiu em desacordo com o regulamento.

No vídeo, divulgado pelas redes sociais, o homem se exalta ao mostrar os pertences para o segurança e aponta racismo na abordagem. “Eu sou um preto como você. Por que eu não tenho condição de comprar isso?”, questiona ao funcionário, enquanto outros clientes param para observar a situação. “Eu tenho esse cartão, eu compro o que eu quiser”, acrescenta, enquanto mostra também um documento de identidade.

Confira abaixo:

Leia também:

1- Preço da gasolina aumenta 47% em 2021, segundo levantamento

2- Gleisi defende DIlma e rebate vice do PT: “Opinião individual”

3- Eduardo Bolsonaro fez fake news sobre vacina e Maurílio antes de morte de cantor

Zara Zerou

A Zara foi acusada pela Polícia Civil do Ceará de manter um código em uma loja da marca no Shopping Iguatemi de Fortaleza para indicar a entrada de clientes “com perfis indesejados”. A prática discriminatória tinha foco em pessoas negras. Na época, a Zara negou a acusação.

O delegado Sérgio Pereira do Santos afirmou na coletiva que uma ex-funcionária da loja explicou como funcionava o procedimento. Quando se identificava alguém “fora do padrão” entrando, o sistema de som dizia a frase “Zara zerou”. “Isso era um comando que era dado pra que todos os funcionários da loja ou pelo menos alguns a partir de então começassem a observar aquela pessoa não mais como consumidor, mas como suspeito em potencial que precisava ser mantido sob vigilância da loja”, explicou o delegado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.