Lewandowski abre inquérito contra Bia Kicis por racismo

Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta (17) a abertura de um inquérito contra a deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF). Essa investigação deve apurar se ela cometeu o crime de racismo ao publicar nas redes sociais uma montagem dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta.
LEIA MAIS:
1 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar
2 – Exclusivo: Em mensagens, Dallagnol combinou com procuradores como pressionar juízes e promotores
Inquérito contra Bia Kicis por racismo
No fim da semana passada, a Procuradoria-Geral da República defendeu no STF a abertura do inquérito.
Esse pedido foi assinado pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros. “A natureza dessas declarações implica, em tese, prática de infração penal pelo crime de racismo”, destacou Medeiros no pedido.
De acordo com Lewandowski, “à primeira vista, os fatos narrados na manifestação do parquet podem constituir ilícitos penais, devendo-se salientar que, embora de forma ainda embrionária, os autos possuem elementos indiciários aptos a embasar o início das investigações”.
Conforme o artigo 20 da Lei 7.716, configura racismo “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Há um agravante se “qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza”. Neste caso, a pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.
“Diante desse contexto, as diligências (…) mostram-se necessárias para melhor elucidar as condutas descritas no pedido de instauração do caderno investigatório, motivo pelo qual devem ser deferidas de plano”, escreveu Lewandowski. As diligências iniciais defendidas pela PGR são “a conservação da publicação e a inquirição da parlamentar”.
Leia a íntegra da decisão:
Cuidado, se você consegue enxergar racismo nesse post ao invés de vê-lo na atitude da Magazine Luiza, o estrago do ensino aos moldes de Paulo Freire pode ter sido muito grande na sua capacidade de interpretar textos e de compreender a vida. pic.twitter.com/Zl7k0jcYCD
— Bia Kicis (@Biakicis) September 27, 2020
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link