Apoie o DCM

Ministro da Justiça pede que PF investigue revista IstoÉ por capa com crítica a Bolsonaro

A capa da revista IstoÉ de sexta-feira (15) estampou Bolsonaro com alusão a Adolf Hitler. Imagem: Reprodução/IstoÉ
A capa da revista IstoÉ de sexta-feira (15) estampou Bolsonaro com alusão a Adolf Hitler. Imagem: Reprodução/IstoÉ

O ministro da Justiça Anderson Torres pediu um inquérito contra a revista IstoÉ por capa em que associa Jair Bolsonaro a Adolf Hitler. O motivo para investigar o veículo é suposto crime contra honra. O documento foi encaminhado à Polícia Federal “para apuração imediata”, segundo Anderson Torres, titular da pasta.

A revista publicou uma reportagem de capa que o chamava de “mercador da morte” por sua atuação na pandemia. Na manhã desta quinta (21), o ministro publicou o documento encaminhado à corporação.

Leia também:

1 – Bancada ruralista culpa presidente por veto à carne pela China

2 – Mandatário vai inaugurar obra que não funciona em Pernambuco por culpa dele próprio

3 – Dallagnol festeja derrota da PEC 5

AGU pediu direito de resposta após capa da IstoÉ com crítica a Bolsonaro

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente a revista IstoÉ pedindo direito de resposta pela capa da revista da edição lançada na última sexta-feira (15). A publicação estampa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em alusão ao nazista Adolf Hitler.

“As práticas abomináveis do mercador da morte”, está escrito na capa. No lugar do tradicional bigode de Hitler está a palavra “genocida” entre a boca e o nariz de Bolsonaro.

A reportagem da revista fala sobre o relatório final da CPI da Covid, que está sendo elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

No pedido de direito de resposta, a AGU quer que a revista publique uma nova capa dizendo que Bolsonaro defendeu “vidas, empregos e dignidade” e ilustre com fotos do presidente acenando em desfile de sete de setembro e sendo abraçado pelo povo.