Apoie o DCM

Vídeo que diz que Japão abandonou vacinas para usar ivermectina é fake

A imagem da fake news
É #FAKE que Japão abandonou as vacinas e as substituiu por ivermectina — Foto: Reprodução/Globo

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem diz que o Japão abandonou as vacinas contra Covid-19 e as substituiu por ivermectina. É fake news, mostra apuração do portal G1.

LEIA MAIS:

1 – Procuradores “queriam a cabeça do Lula”, disse ao DCM empresária que apoiou a Lava Jato

2 – De tão nojento, ministro decide apagar VÍDEO de Bolsonaro comendo frango como porco

3 – Rosângela Lyra, empresária que apoiou a Lava Jato, diz que vai votar em Lula

Vídeo de fake news envolvendo o Japão

Nessa gravação, o homem diz que o Japão teve mais casos de Covid-19 após o início da vacinação do que no ano anterior, mas acrescenta que a situação mudou drasticamente após o país adotar a ivermectina e abandonar os imunizantes.

Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), agência que regula produtos farmacêuticos e dispositivos médicos no Japão, informa por e-mail que a ivermectina não está aprovada para uso no tratamento de doenças causadas pela infecção por SARS-CoV-2 (COVID-19) no país.

Japão não abandonou as vacinas. Estão disponíveis no país gratuitamente os imunizantes da Pfizer, Moderna e Astrazeneca, de acordo com o site do ministério da saúde do país. O ano de 2022 terá a chegada de mais 120 milhões de doses da Pfizer e deve acelerar as doses de reforço.

Ivermectina não consta entre os medicamentos usados no combate à Covid-19 aprovados pela Pharmaceutical and Medical Devices Agency (PMDA), a agência responsável pela avaliação dos produtos farmacêuticos no Japão. Trata-se, portanto, de mentira negacionista da pandemia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link