Apoie o DCM

Jovem comemora aniversário com bolo de Hitler e diz que não é apologia ao nazismo

Bolo HItler
Estudante comemorou aniversário com bolo com imagens de Hitler — Foto: Reprodução

Na última semana, a Polícia Civil ouviu Caroline Gutknecht, de 24 anos, aluna da Universidade Federal de Pelotas, que usou a foto de Adolf Hitler em um bolo para comemorar o seu aniversário, em Pelotas, no sul do RS. Em depoimento, a jovem negou que teria intenção de fazer qualquer tipo de apologia ao nazismo.

Na ocasião, Caroline também posou com uma camiseta estampada com a imagem de Getúlio Vargas e com balões inscritos com as frases “mais amor, menos guerra” e “o mundo é das mulheres”.

O delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens, não quis passar mais detalhes em relação ao depoimento da jovem. Segundo Steffens, testemunhas ainda estão sendo ouvidas e novas diligencias serão realizadas. A expectativa é que a investigação avance ao longo desta semana. Com informações da GZH.

“Ela disse que não tinha intenção de fazer apologia ao nazismo. Apenas isso posso falar no momento. Seguimos investigando e vamos ouvir mais pessoas nos próximos dias”, relatou Steffens.

Leia também:

1- Barroso vai decidir futuro de Bolsonaro após fake news que ligou vacina à AIDS

2- Pedido de habeas corpus de Roberto Jefferson é negado pelo STF

3- Governo Bolsonaro avalia projeto de lei que pode privatizar a Petrobras

Apologia ao nazismo

No Brasil, o crime de apologia do nazismo é normalmente enquadrado no artigo 20 da lei 7.716 de 1989. Ela prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem fabrica, comercializa, distribui ou veicula símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica para divulgar o regime de Adolf Hitler.

O inquérito deve ser finalizado em 30 dias, mas a expectativa é que na próxima semana já se tenha novidades em relação à ocorrência. A possibilidade de que a jovem tivesse alguma transtorno mental não era descartada pela polícia na semana passada. Após o depoimento, os policias não informaram se a possibilidade foi confirmada.