Apoie o DCM

Jovem esquerdista de 27 anos vai ocupar vaga de Merkel na Alemanha

Veja a jovem esquerdista Anna Kassautzki
Jovem esquerdista Anna Kassautzki. Foto: Reprodução/Facebook

Distrito eleitoral que vinha sendo representado no Parlamento da Alemanha por Angela Merkel desde 1990 vai mudar drasticamente de representante. Pela primeira vez, a vaga vai ser ocupada por uma representante do Partido Social-Democrata (SPD), que venceu no domingo (26) a disputa pelo mandato contra um candidato da União Democrata Cristã (CDU), a legenda de Merkel. Será de uma esquerdista.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro ficou fora de si ao saber do risco de apagão: “Eu vou perder a eleição”

2 – Exclusivo: Conheça o #InternetLivre, grupo de WhatsApp que gerou o gabinete do ódio

3 – Advogada diz que denúncia dada à CPI não quer provocar dano contra a “imagem da Prevent Senior”

Quem é essa esquerdista?

Anna Kassautzki, a nova deputada do distrito da Pomerânia Ocidental Greifswald 1, na costa nordeste do país, nem era nascida quando Merkel venceu sua primeira disputa pelo assento, e tinha apenas 11 anos quando a conservadora se tornou chanceler federal.

Segundo a Deutsche-Welle, aos 27 anos, Kassautzki obteve 24,3% dos votos locais. Seu principal adversário era Georg Günther, de 33 anos, que esperava manter o assento para a CDU após a aposentadoria de Merkel. A líder alemã decidiu não concorrer mais a cargos eletivos após 31 anos como deputada e 16 como chefe de governo da Alemanha.

Merkel, que tem 67 anos, sempre venceu as eleições neste distrito com facilidade, nunca obtendo menos de 37% dos votos, graças a sua posição proeminente de ministra do governo Helmut Kohl nos anos 1990, líder nacional da CDU a partir de 2000 e chanceler federal em 2005.

Sem Merkel nas cédulas, o apoio nesse distrito com 240 mil eleitores a um candidato da CDU desabou 20 pontos percentuais em relação ao pleito de 2017. Günther, o candidato local dos democrata-cristãos, recebeu apenas 20,4% dos votos.

Nascida em 1993, ela é líder distrital dos Jovens Socialistas (Jusos, na sigla em alemão), organização da juventude partidária do SPD. Historicamente, os Jusos funcionam como grupo de treinamento para futuros líderes do partido e rotineiramente exibem posições mais à esquerda que a cúpula do SPD. O atual pretendente do SPD a chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, foi um militante ativo do grupo nos anos 1980, mas posteriormente se deslocou ideologicamente mais para o centro.