Justiça derruba censura contra filme de Danilo Gentili

Foto: Reprodução/VEJA
Nesta terça-feira (5), a Justiça Federal suspendeu a decisão do Ministério da Justiça que proibia a exibição do longa Como se Tornar o Pior Aluno da Escola (2017), filme produzido por Danilo Gentili. A produção foi alvo recente de polêmicas envolvendo acusações de apologia a pedofilia.
A iniciativa contra o filme foi movida por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), os quais pediram a remoção do conteúdo de todas as plataformas que disponibilizavam o filme. Além de Danilo, o humorista e ator Fábio Porchat, que participou da produção, também foi alvo dos ataques.
“Considerando que a falha na classificação indicativa do filme foi apontada como situação fática a dar ensejo à decisão, com a sua alteração para o limite máximo pela SENAJUS o motivo indicado para o ato deixa de se fazer presente… Diante disso, é imperioso reconhecer que a decisão deixa de ter compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade, tornando a motivação viciada, e, consequentemente, retirando o atributo de validade do ato”, expressou a decisão da juíza Daniela Berwanger Martins, da 7ª Vara Federal do Rio.
Leia mais:
1 – Bolsonaro é detonado no Jornal Nacional por censurar filme de Danilo Gentili
2 – Caso Danilo Gentili: Globoplay chama ordem de censura e não vai cumprir
3 – Deputado que pediu censura a filme de Danilo Gentili já fez “tutorial” de como depilar o ânus
Danilo Gentili fala sobre a decisão da Justiça
Ainda nesta terça-feira, após a decisão juíza Daniela Berwanger Martins, da 7ª Vara Federal do Rio, o humorista usou suas redes sociais para comentar o assunto. Danilo cita em sua postagem o presidente Jair Bolsonaro (PL), e o Secretário Especial de Cultura do Governo Federal, Mario Frias.
“VOCÊS PERDERAM”, escreveu o ator na publicação que é acompanhada por uma foto de Gentilli com os atores mirins Bruno Munhoz e Daniel Pimental, os quais fizeram os personagens relacionados a polêmica do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola (2017).
Confira a postagem:
Excelentíssimos vagabundos @mfriasoficial @BolsonaroSP e seus respectivos parasitas e paus-mandados (Raspa Cu e Cia): VOCÊS PERDERAM pic.twitter.com/kJiriLZCgS
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) April 5, 2022