Apoie o DCM

Justiça dos EUA absolve jovem que matou manifestantes antirracistas

Veja o atirador
Justiça dos EUA absolve jovem que matou manifestantes antirracistas. Foto: Reprodução/CNN

Jovem branco de 18 anos que atirou em três homens e matou dois deles durante uma manifestação antirracista em Kenosha, nos Estados Unidos, em agosto de 2020, foi considerado inocente de todas as acusações pelo júri nesta sexta (19).

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Lava Jato tinha “delação financiada” que procuradores consideravam “calcanhar de Aquiles”

2 – Exclusivo: Lula recebe o Prêmio Coragem Política em Paris

3 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar

Jovem absolvido após matar antirracistas

Kyle Rittenhouse foi julgado por ter atirado com um fuzil AR-15 em Joseph Rosenbaum, Anthony Huber e Gaige Grosskreutz —os dois primeiros morreram em decorrência dos ferimentos.

Na época, ele tinha 17 anos.

Julgamento, que opôs o argumento da promotoria de que Rittenhouse atirou de forma imprudente nos homens à afirmação do adolescente de que ele agiu em legítima defesa, polarizou os EUA, expondo feridas abertas na sociedade americana em torno de questões controversas como direitos às armas.

Depois de mais de três dias de deliberações, o júri de 12 integrantes anunciou na tarde desta sexta o veredito do caso. Ele foi inocentado de duas acusações de homicídio, uma de tentativa de homicídio e duas de ameaça à segurança pública.

Rittenhouse chorou após o anúncio, caiu no chão e foi ajudado a voltar à cadeira. Ele também abraçou seu advogado. Dezenas de manifestantes protestaram do lado de fora do tribunal, alguns com cartazes em apoio ao réu e outros expressando decepção.

Atos em Kenosha, em Wisconsin, começaram após Jacob Blake, um homem negro, ser baleado pelas costas por um agente branco durante uma abordagem policial dois dias antes, em uma ação filmada por testemunhas. Três meses antes, George Floyd havia sido assassinado por um outro policial branco, diz a Reuters.

Rittenhouse morava em Antioch, no estado de Illinois, a cerca de 33 km de Kenosha. Ele cruzou a divisa até o estado vizinho em resposta ao chamado de grupos civis, formados majoritariamente por pessoas brancas, que se organizaram nas redes sociais para convocar ativistas contrários à pauta dos protestos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link