Justiça determina quebra de sigilo de prontuários da Prevent Senior para apurar omissões

A Prevent Senior, operadora de saúde especializada em idosos, está sendo investigada por crimes bárbaros, mas nega tudo – Foto: Reprodução

Justiça de São Paulo determinou a quebra de sigilo de prontuários de pacientes da Prevent Senior que morreram em decorrência da Covid-19. Essa decisão atendeu a pedido feito pela Polícia Civil no inquérito que investiga a operadora de saúde por diversas irregularidades, diz o G1.

LEIA MAIS:

1 – Túlio Gadêlha e PSOL entram com notícia-crime contra Bolsonaro por associar vacina e Aids

2 – Itaú projeta recessão no Brasil em 2022

3 – Câmara do Rio rejeita em definitivo projeto de Carlos Bolsonaro contra pessoas trans no esporte

Prevent Senior com sigilo quebrado

Entre os pacientes estão os atores Gesio Amadeu (que trabalhou nas novelas Sinhá Moça, Renascer e A Viagem) e João Acaibe (o tio Barnabé, do Sítio do Pica-pau Amarelo), e o jornalista esportivo Orlando Duarte.

Três morreram em hospitais da Prevent Senior.

Objetivo dos investigadores é entender por que no caso deles constava a Covid-19 como causa da morte no atestado de óbito, diferente do observado nas certidões do médico Anthony Wong e de Regina Hang, em que a informação foi omitida.

Na nota oficial, a Prevent Senior afirmou que todas as informações serão passadas às autoridades. “Nos dois casos citados [Wong e Hang], não houve omissão da existência de Covid 19 nos prontuários. As notificações às autoridades públicas foram feitas normalmente”, disse a operadora.

Inquérito policial do caso Prevent Senior em andamento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) agora será conduzido pelo delegado Laercio Ceneviva, recém-empossado como titular da 1ª Delegacia de Repressão de Crimes contra a Liberdade Pessoal. Até então, o delegado Rafael Cocito ocupava interinamente o cargo.

A Polícia Civil investiga dirigentes e médicos da operadora pela distribuição do “kit Covid” a pacientes. Em outras oportunidades, dirigentes da Prevent disseram que seus médicos têm autonomia para prescrever o tratamento aos pacientes, mas médicos alegam que, na verdade, eles eram obrigados pela empresa a entregar o kit composto por medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença.

A polícia já ouviu no DHPP, junto com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), o diretor da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior. O dirigente, que é médico, negou que a operadora tenha cometido irregularidades no tratamento de pacientes com Covid.

Novas diligências devem ser requisitadas para as próximas semanas, assim como o agendamento de depoimentos de médicos que denunciaram a operadora – como os que fizeram um dossiê para denunciar à CPI da Covid no Senado as supostas irregularidades cometidas pela empresa-, além de dirigentes da empresa, pacientes e familiares de pacientes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Netflix aumenta mensalidade e é detonada por clientes: “Insustentável”

A Netflix irritou seus clientes aumentando os preços de seus serviços, sem aviso prévio, gerando…

3 minutos ago

VÍDEO – Craque Neto diz que abandonará Guarani após clube marcar evento com Bolsonaro: “Esqueçam”

O ex-jogador e apresentador Craque Neto, ídolo do Guarani FC, anunciou sua decisão de renunciar…

35 minutos ago

Filho mata pais marteladas e ateia fogo em corpos para faltar a aula no Rio

Um adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro sob suspeita de matar os pais a…

59 minutos ago

Ex-assessora expõe abusos de Ana Hickmann e detona apresentadora: “Era agressiva”

Claudia Helena dos Santos, ex-assessora de Ana Hickmann, concedeu uma entrevista ao jornalista Ricardo Feltrin,…

2 horas ago

Jandira Feghali socorre passageira durante voo após reação alérgica

A deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ), que é médica, salvou uma passageira após…

3 horas ago

Lula lamenta morte de brasileiro feito refém pelo Hamas: “Imensa tristeza”

Nesta sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do…

4 horas ago