Apoie o DCM

Kassab altera rumos do PSD e faz novo aceno a Lula

A imagem de Kassab com Lula
O ex-presidente Lula cumprimenta o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em jantar do grupo Prerrogativas, em dezembro. Foto. Divulgação

Com as incertezas sobre a candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao Palácio do Planalto e de acenos do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao projeto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lideranças da legenda em ao menos nove estados têm se aproximado de palanques com o ex-presidente.

Após insistir na ideia de nome próprio na disputa nacional, o ex-ministro tem promovido uma reorientação de rota na estratégia. Ontem, dois dias após ter se reunido com Lula, o chefe do PSD disse que não seria “impossível” apoiá-lo já no primeiro turno.

A ideia inicial dele era ter candidatos fortes em estados populosos para sustentar o nome de Pacheco à Presidência e contribuir para a eleição de uma bancada expressiva no Congresso, diz reportagem de Bernardo Mello, Julia Lindner e Bruno Góes no jornal O Globo

Além da candidatura de Pacheco não ter decolado, inclusive por falta de movimentação do próprio presidente do Senado, o “plano A” do dirigente também sofreu reveses nas articulações regionais idealizadas.

O ex-governador Geraldo Alckmin, cortejado pelo PSD, afastou-se do pleito em São Paulo e prefere ser vice na chapa de Lula.

LEIA MAIS:

1; Vice da Câmara diz que partido de Kassab está mais perto de Lula do que Bolsonaro
2; Molon “seria recebido com tapete vermelho” no partido de Kassab, diz aliado de Paes
3; Aliança entre partido de Kassab e PDT avança no Rio e acordo está próximo

Situação do PSD nos estados

Na Bahia, onde Kassab tentou emplacar Otto Alencar como candidato ao governo, o próprio senador frisou que disputará a reeleição e apoiará a chapa do PT no estado.

No Rio e em Minas, PSD ainda pode ter candidaturas próprias. Contudo, arranjos tendem a abrir palanques para Lula e Ciro Gomes (PDT).

Embora a pré-candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), despontasse como palanque a Pacheco, alas da sigla defendem uma aliança com Lula para dar viabilidade à empreitada.

Kalil sofreu desgastes políticos neste mandato e ainda busca ser mais conhecido no interior. Seus adversários, o governador Romeu Zema (Novo) e o senador Carlos Viana (MDB), devem apoiar Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link