Apoie o DCM

Lavajatista Sardenberg é condenado a indenizar ex-ministro do STJ

Sardenberg
Sardenberg – Foto: Reprodução

A 27ª Vara Cível de Fortaleza condenou Carlos Alberto Sardenberg ao pagamento de R$ 50 mil, por danos morais, ao ministro aposentado Francisco Asfor Rocha, do STJ, por ter feito acusações por conta de sua atuação quando presidente do Corte, relacionadas a então operação castelo de areia.

“O jornalista tem obrigação de prestar a informação por completo, sem fragmentar, além de agir com cautela sobre questões complexas, fora de sua área de conhecimento, sob pena de violação da honra e intimidade daqueles mencionados na reportagem”, entendeu a juíza Mirian Randal Pompeu na condenção.

Em artigo na Globo, o lavajatista teria dito que o então magistrado “cancelou toda a operação, com base numa ridícula formalidade: as denúncias iniciais haviam partido de fontes anônimas”. Asfor Rocha sustentou que sua decisão tinha caráter provisório, posteriormente confirmada tanto pela 6ª Turma do STJ quanto pelo STF.

Leia também:

1; VÍDEO; Lula é recebido com aplausos na Sciences Po em Paris

2; Após Bolsonaro confessar interferência no Enem, presidente do Inep pode ser afastado

3; Jovem Pan se posiciona após jornalista fazer comentário bizarro sobre nazismo

Abuso no exercício de Sardenberg

Diante de tais fatos, o autor da ação entende que houve abuso no exercício da atividade de imprensa, e pleiteia a indenização por danos morais. Com informações do Conjur.

Em sua defesa, Sardenberg alegou que o ex-ministro era apenas um personagem coadjuvante no gancho histórico feito pelo colunista para contextualizar o cerne principal do seu comentário político: a decisão liminar que anulou as condenações proferidas no âmbito das ações penais movidas em face do ex-presidente Lula.

Sustentou ainda que, para configuração do abuso no exercício do direito de informar, faz-se necessário que se tenha agido com culpa ou dolo, ou que se tenha praticado os delitos de calúnia, injúria ou difamação, o que nega que tenha ocorrido no caso em questão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.