Apoie o DCM

Lavrov não descarta encontro de Putin com Zelensky

Putin e Zelensky em montagem
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (à dir.)

Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, não descartou, em uma coletiva de imprensa na Turquia, na quarta-feira (09), um encontro entre Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, para negociar uma solução para o conflito atualmente em curso. No entanto, o ministro disse que a Rússia precisaria fazer mais preparações e que a reunião deveria ter mais foco do que encontros anteriores, entre representantes dos dois mandatários.

Lavrov afirmou, também, que não tem autoridade para discutir um cessar-fogo e ressaltou que seu objetivo é tratar de questões humanitárias. Ele estava na Turquia participando de um encontro com Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia.

O chanceler da Rússia negou que Moscou tenha planos de atacar outros países e disse que a operação em território ucraniano é uma resposta a provocações. Ele caracterizou a solicitação ucraniana de entrar na União Europeia de “perigosa” e disse que o Ocidente não é “confiável”. “Relações com Ocidente não são mais tão importantes para nosso futuro”, afirmou Lavrov.

Leia mais:

1. Negociação por cessar-fogo acaba sem acordo entre Rússia e Ucrânia

2. Rússia e Ucrânia se reúnem e tentam acordo de paz na Turquia

3. VÍDEO – Padre bolsonarista faz missa contra urnas, Doria e Lula: “Maior ladrão do mundo”

Putin e Ucrânia não chegam a acordo na Turquia

Os ministros das Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia encontram-se em Antália, no sudoeste da Turquia, mas a conversa terminou sem progresso na questão do cessar-fogo.

Serguei Lavrov e Dmytro Kuleba conversaram por cerca de uma hora e meia, em reunião organizada pela diplomacia turca. Lavrov disse que seu objetivo era tratar de questões humanitárias, embora a expectativa fosse uma resolução para o conflito.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link