Negociação por cessar-fogo acaba sem acordo entre Rússia e Ucrânia

Os ministros das Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia encontram-se em Antália, no sudoeste da Turquia

Atualizado em 10 de março de 2022 às 7:55
Negociação por cessar-fogo acaba sem acordo entre Rússia e Ucrânia
Negociação por cessar-fogo acaba sem acordo entre Rússia e Ucrânia. Foto: Reprodução

O encontro entre ministros das Relações Exteriores de Ucrânia e Rússia, realizado hoje (10) na Turquia, terminou sem progresso. Essa reunião tratou da invasão russa ao território ucraniano, que hoje chega a seu 15º dia com registros de novos bombardeios.

Ministros russo, Serguei Lavrov, e ucraniano, Dmytro Kuleba, tiveram um encontro de cerca de uma hora e meia, que tinha o objetivo de alcançar um cessar-fogo, segundo a diplomacia turca, organizadora da reunião. De acordo com Kuleba, não houve progresso sobre esse ponto.

O ministro ucraniano relatou que foi proposto um corredor em Mariupol e um cessar-fogo por pelo menos 24 horas para resolver os problemas humanitários dos civis. O lado russo não concordou. Kuleba disse que estava pronto para continuar as negociações.

Segundo o ucraniano, o russo seguiu com a retórica tradicional na reunião nesta quarta-feira (10). Kuleba afirmou que não foi fácil ouvir Lavrov durante o encontro, que a Ucrânia não vai se render e a lista de demandas do russo é, na prática, uma exigência de rendição.

Para o diplomata, a narrativa do representante russo é que eles vão seguir com as agressões até que os ucranianos atendam essas demandas. Afirmou ainda que a situação mais difícil no momento é em Mariupol, no sul do país.

Segundo Kuleba, ele pediu um corredor humanitário na cidade, mas Lavrov não se comprometeu. Ele declarou que está pronto para outros encontros nesse formato.

De acordo com Kuleba, a Rússia reafirmou que o cessar-fogo é possível se a Ucrânia cumprir as condições apresentadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, sejam atendidas. O ministro disse que continuará na busca por soluções diplomáticas.

LEIA MAIS:

1 – Em meio à guerra, Bolsonaro faz elogio a Putin
2 – Boaventura: setores da esquerda pensam que Putin é herdeiro da URSS
3 – Vladimir Putin restringe comércio internacional “para segurança da Rússia”

Encontro entre Rússia e Ucrânia ocorreu na Turquia

Os ministros das Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia encontram-se em Antália, no sudoeste da Turquia. Este é o primeiro encontro do alto escalão dos governos de ambos os países envolvidos no conflito que começou em 24 de fevereiro, a partir da invasão russa no território ucraniano.

O ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, conversou antes da reunião de maneira separada com os dois chanceleres, que chegaram a Antalya na quarta-feira e estão hospedados em hotéis diferentes.

Ele primeiro recebeu Kuleba, sorridente, que o cumprimentou com um abraço, e depois Lavrov, que estava com um semblante sério.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link