Apoie o DCM

Lewandowski participa do lançamento de coletivo de Direito para ajudar população da periferia

Veja o Lewandowski
Ministro Ricardo Lewandowski presidindo a sessão da 2ª Turma do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF (04/06/2019)

Nesta sexta-feira (15), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, fez a abertura do evento de lançamento do Idep (Instituto Direito e Periferia), ao lado da escritora Juliana Borges.

O diálogo é mediado pela jornalista Daniela Lima, da CNN. Convidados como Gregorio Duvivier, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e o coordenador do grupo Prerrogativas Marco Aurélio de Carvalho, entre outros, farão saudações iniciais.

O Idep é um coletivo que reúne operadores do Direito e lideranças da periferia para responder a demandas jurídicas da população dessas áreas da cidade de São Paulo, além de ministrar cursos e seminários gratuitos. O evento começou às 18h e a inscrição para acompanhar os debates pode ser feita AQUI.

Leia também:

1- Presidente interina do PTB teria fingido ser pastora para visitar Roberto Jefferson na cadeia, diz filha

2- Governo Bolsonaro comete gafe e posta texto em latim para comemorar mil dias; veja tradução

3- BolsoDoria de novo? Doria quer voto em papel nas prévias do PSDB

Meta do coletivo

A meta do Instituto é difundir a solução jurídica para os problemas mais recorrentes nas regiões periféricas. Ele oferecerá assessoria jurídica para associações comunitárias e organizações, além de promover cursos e seminários gratuitos. Atualmente, o Idep conta com 100 voluntários em suas ligas.

Segundo o presidente do Idep, Marco Aurélio Belem, os voluntários do Instituto se organizam em ligas, por áreas do Direito. As que têm apresentado maior demanda são relações de consumo, regularização fundiária, direito do trabalho, família, penal e seguridade social.

Mas a entidade quer difundir também informação sobre empreendimentos, criação de empresas, tanto para a solução de casos concretos como para informação geral, com cartilhas e cursos. “Desde que começamos o projeto, constatamos que a democratização das noções básicas de Direito é gênero de primeira necessidade na periferia”, afirma Belem.