Apoie o DCM

Lira confirma relação com banqueiro do BTG e diz que conversa com ‘todo o mercado’

Veja o Arthur Lira
Arthur Lira. Foto: Iano Andrade / CNI

Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, tentou justificar seu telefonema para André Esteves logo após o anúncio da demissão de quatro secretários da Economia. “Eu falo com o André Esteves, com a XP e com todo o mercado. É esse mercado que define a taxa de juros, o dólar e muita coisa que afeta a vida de muitos brasileiros”, disse, segundo o site de extrema direita O Antagonista.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Facebook exclui live de Bolsonaro associando vacina a AIDS; Randolfe incluirá na CPI

2 – Excluída do Facebook e do Instagram, live em que Bolsonaro relaciona vacina a AIDS pode ser vista no Youtube

3 – Ambev, Vivo, Pão de Açúcar: quem são os 10 maiores devedores dos Estados brasileiros, segundo a Fenafisco

Lira e o mercado financeiro

No áudio da conferência com investidores, o dono do BTG diz que Lira ligou para perguntar o que ele achava da crise deflagrada por causa do auxílio fura-teto.

“O Arthur Lira me ligou para perguntar o que eu acho”, diz, arrancando risos da plateia. “Vou dar uma palestra agora à tarde. Se quiser, dá um pulo aí.”

Esteves também disse que Roberto Campos Neto foi outro a ligar para ele para saber qual deveria ser o piso (lower bound) da taxa de juros no Brasil. E que também aconselhou ministros do Supremo a votarem pela independência do Banco Central.

O presidente da Câmara deveria dizer com quem ele fala na XP e em todo o mercado, registrar essas conversas oficialmente e gravá-las para acompanhamento do Conselho de Ética.

Só que ele não faz isso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.