Lira cria projeto ‘anti STF’ para retomar Orçamento Secreto

Um dia após o STF mandar suspender a execução das emendas de relator, começou a circular entre os deputados o texto de um projeto de resolução elaborado por Arthur Lira com o objetivo de manter o controle sobre as verbas bilionárias do chamado “Orçamento Secreto”
A ideia é que a proposta seja aprovada nas próximas semanas em sessão do Congresso e sirva como objeto de negociação para que o STF libere a execução das emendas. O texto trata só de mudanças na questão da transparência, válidas apenas daqui em diante.
Não mexe nas emendas de relator de 2020 e 2021 nem muda o atual poder do governo e da cúpula do Congresso de privilegiar determinados deputados em detrimento de outros. Com informações da Folha.
Leia também:
1; Alvo do STF, Oswaldo Eustáquio lança candidatura ao Senado
2; PL de SP apoia Bolsonaro, mas quer distância de Tarcísio; Entenda
3; Exclusivo: Lava Jato combinou estratégia de “armar trincheira com prisão de Palocci” contra Lula
Lira está em Lisboa
Mais cedo, Lira participou de uma cerimônia protocolar em comemoração aos 25 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O presidente da Câmara discursou sobre o tema rapidamente, assim como Gilmar Mendes, Aécio Neves, Kátia Abreu e outras autoridades.
O presidente da Câmara, que está em Lisboa, defendeu, nesta quinta-feira (11), a “transparência” de seu projeto e alegou que é importante dar uma chance ao Parlamento “em vez de se criticar o que tecnicamente não se conhece”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.