Apoie o DCM

Lira defende privatização da Petrobras e mudanças em Lei das Estatais

Arthur Lira conversa com jornalistas
Arthur Lira conversa com jornalistas na Câmara.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), reagiu ao recuo do economista Adriano Pires em assumir o comando da Petrobras e defendeu, na terça-feira (5), a privatização da empresa e a revisão da Lei das Estatais. O parlamentar quer mudar as regras de compliance para ocupação de cargos na petrolífera.

Em coletiva de imprensa, Lira detonou a Lei das Estatais. “Ela [Petrobras] é empresa estatal. Se ela não tem benefício para o Estado, se a população reclama dos preços caros dos combustíveis, que seja privatizada”, afirmou. “A quem serve a Petrobras? A gente produz o petróleo aqui e o preço é dado pelo mercado internacional”, acrescentou o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele disse ainda que a lei possui regras muito duras que acabam inviabilizando a indicação de pessoas qualificadas. De acordo com ele, não adianta colocar “um general, engenheiro ou jornalista” no cargo se essa pessoa não entender de petróleo e gás.

Leia mais:

1 – Arthur Lira dá show de hipocrisia e critica a Petrobras: “Me causou espanto”

2 – Após articulação de Arthur Lira, PEC que beneficia ministros do STF é aprovada

3 – Codevasf vira ‘governo paralelo’ em Alagoas comandada pela família de Arthur Lira

Lira detona compliance da Petrobras

Petrobras
Petrobras

“O ‘compliance’ montado pelas corporações da Petrobras nunca vai permitir que ela trabalhe em prol do povo brasileiro. Nem que tenha alguém competente para seguir nela, no sentido da competência de entender sobre o assunto”, expressou ele ao criticar o sistema da petroleira.

“Colocar profissionais que nunca tiveram contato com a área de combustíveis seria a única maneira de manter o status quo de interesse corporativa em blindar a Petrobras para que ela permaneça esse ser que não tem responsabilidade com o Brasil. Você não pode partir da premissa de porque ele dá assessoria no ramo privado, ele não pode assumir o comando de uma empresa pública”, falou o parlamentar ao defender a indicação de Pires.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link