Apoie o DCM

Livro de Moro mostra que ele “vive em mundo encantado onde todos são culpados”, diz Elio Gaspari

Veja o Elio Gaspari
Elio Gaspari. Foto: Wikimedia Commons

O jornalista Elio Gaspari fez uma resenha do livro do ex-ministro Sergio Moro e disse que ele “vive em mundo encantado onde todos são culpados, menos ele”. O texto está em sua coluna deste domingo (5) na Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Pesquisas apontam crescimento de Boric no Chile. Por Jeferson Miola

2 – Ministro francês repercute entrevista que concedeu ao DCM

3 – Sabadão do DCM: Michelle Bolsonaro ora, chora e fala em línguas comemorando André Mendonça no STF

Elio Gaspari fala do livro de Moro

Começa o colunista:

“Sergio Moro está em campanha e tomou uma rara iniciativa: publicou um livro escrito por ele, explicando-se e apresentando-se.

O epílogo diz tudo. Seu título é ‘Precisamos de você’, e a última frase é um pedido de ajuda: ‘A luta contra o sistema de corrupção nunca poderá prescindir de bons combatentes, entre eles você’.

Moro fala muito bem de si. Saem mal de seu livro o Supremo (quando o declara parcial), o Congresso (quando altera suas propostas) e Jair Bolsonaro (quando fritou-o)”.

Ele desenvolve:

“Ele justifica suas sentenças e defende com argumentos que parecem insuficientes o fato de ter patrocinado a exposição da interceptação telefônica de uma conversa de Lula com a então presidente Dilma Rousseff quando o prazo legal da escuta já tinha caducado.

Não foi ele quem autorizou a publicidade. Vá lá, mas quem foi?

O juiz que simbolizou a Lava Jato com seus méritos históricos conclui que a operação ‘foi vítima de suas virtudes, e não de seus erros’.

Moro trata do episódio que pode ter sido o maior erro do campeão da Lava Jato: sua ida para o ministério de Jair Bolsonaro.

Referindo-se à retórica de Bolsonaro durante a campanha de 2018, quando era um magistrado, ele diz:

‘Não imaginei, nem por um minuto, que aquelas declarações, muitas delas completamente absurdas, reverberassem em políticas públicas concretas. Havia uma distância entre discurso e gesto que me dava algum conforto'”.

E conclui:

“Ele não conta tudo, mas solta insinuações e avisa: ‘Quem sabe algum dia eu escreva um relato mais abrangente e detalhado, abordando fatos sobre os quais fica muito difícil me posicionar no momento’.

Tomara que isso aconteça logo. Falta contar com fatos, porque Bolsonaro queria interferir na Polícia Federal”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.