Apoie o DCM

Luciano Hang briga na Justiça para YouTube manter vídeo que defende cloroquina

Veja o Luciano Hang
Luciano Hang. Foto: Wikimedia Commons

Empresário Luciano Hang briga na Justiça para que o YouTube mantenha no ar um vídeo em que defende cloroquina e outros medicamentos ineficazes contra a Covid.

LEIA MAIS:

1 – Advogada diz que denúncia dada à CPI não quer provocar dano contra a “imagem da Prevent Senior”

2 – Exclusivo: Conheça o #InternetLivre, grupo de WhatsApp que gerou o gabinete do ódio

3 – VÍDEO – Delfim Netto diz que Lula será eleito em 1º turno: “não tenho a menor dúvida”

Hang na Justiça

No dia 25 de maio deste ano, o empresário bolsonarista pediu que a Justiça de Santa Catarina mandasse o YouTube reativar uma entrevista que concedeu a Augusto Nunes, da Jovem Pan. O vídeo estava postado no perfil da emissora de rádio, mas foi Hang que apresentou o pedido. O empresário alegou ter sido vítima de censura. Nesse vídeo, Hang equiparou a vacina contra a Covid a tratamentos ineficazes, e defendeu medicamentos que comprovadamente não impactam a doença.

“É a mesma coisa que o tratamento precoce. O que se fala é que a vacina, ela ataca o vírus. E o tratamento precoce protege a célula. Então, quando você toma ivermectina, cloroquina, vitamina D e zinco, você blinda a célula para o vírus não entrar na célula”, disse o empresário bolsonarista, o que é falso, segundo Guilherme Amado no Metrópoles.

Após dois dias, o juiz Gilberto Gomes de Oliveira Junior, da Vara Cível de Brusque (SC), concordou com a solicitação de Hang e ordenou que o vídeo voltasse a ficar disponível no YouTube. A rede social argumentou que o vídeo desinforma e violou a política de informações sobre a pandemia. O caso segue em análise agora na segunda instância.

Quem é Luciano Hang?

Nascido em 11 de outubro de 1962, ele é um empresário co-fundador das lojas Havan.

Sua empresa é considerada uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Ele foi eleito pela revista Forbes o 21° mais rico do Brasil.

O empresário nasceu em Brusque, Santa Catarina, com ascendência alemã e italiana. Formou-se tecnólogo em processamento de dados. No ensino superior, foi presidente do Clube dos Estudantes Universitários de Brusque (CEUB) por três anos.