Apoie o DCM

Lula tem encontro com banqueiro André Esteves

Lula e André Esteves
Lula e André Esteves

No fim do ano passado, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual. O encontro aconteceu na casa de Nelson Jobim, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do Conselho de Administração do BTG.

Alguns meses depois, em fevereiro, o petista recusou o convite de Esteves para participar do maior evento anual do banco, a BTG CEO Conference. A cerimônia contou com os principais candidatos à Presidência da República, incluindo o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Com as eleições se aproximando e as pesquisas indicando o favoritismo de Lula, o PT vem sendo procurado por figurões do sistema financeiro para revelar o norte da política econômica a ser adotada em um eventual novo governo. Nesta segunda-feira (4), a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, participou de um encontro em São Paulo com cerca de 20 empresários da Faria Lima para falar dos planos de Lula.

Leia também:

1- Lula quer retirar quase 8 mil militares do governo

2- Chapa Lula e Alckmin: PSB deve formalizar indicação; Saiba quando

3- Flávio Bolsonaro propagou fake news contra Lula, reconhece procurador eleitoral

André Esteves tem influência sobre presidente da Câmara e Banco Central

André Esteves
André Esteves

Em outubro passado, o banqueiro teve um áudio vazado que mostra sua influência sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira. E também sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Dono também da revista Exame, André relatou que Lira o telefonou na semana passada, quando vários secretários de Paulo Guedes pediram demissão. “Como é que faz?”, questionou o presidente da Câmara. O dono do BTG aproveitou para elogiar o Centrão. “Tenho mais respeito por este centro político do que nós de São Paulo”, comentou.

Outro ponto que chamou a atenção foi quando ele afirmou Roberto Campos conversou com ele para saber qual deveria ser o piso de taxas de juros no Brasil. Na opinião de Esteves, mesmo que Lula vença, Neto seguirá no Banco Central. “Será ótimo para o Brasil”, opinou.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link