Lula lamenta morte de Domenico de Masi: “Intelectual incansável”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do sociólogo italiano Domenico de Masi, aos 85 anos, neste sábado (9). Em publicação nas redes sociais, o petista relembrou o último encontro que teve com o autor do best seller “O Ócio Criativo”, em junho deste ano.
“Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos”, escreveu o presidente no X (antigo Twitter). “Intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre foi um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário”, acrescentou.
Lula disse que o sociólogo sempre foi “muito atento” e “carinhoso” com o Brasil. O petista ainda relembrou a visita que recebeu de Domenico quando estava preso em Curitiba, em 2019. “De Masi sempre foi muito atento e carinhoso com o Brasil, sempre visitando o país e sem nenhum medo de se posicionar, mesmo nos momentos mais difíceis. Serei eternamente grato pela visita que fez quando eu estava preso em Curitiba”, afirmou.
“De Masi deixa uma imensa obra conhecida e valorizada em todo mundo. Deixa também muitos ensinamentos, alunos e admiradores. Meus sentimentos para sua companheira, Susi Del Santo, seus familiares e amigos”, disse o presidente.
Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos.
Intelectual incansável e homem público… pic.twitter.com/Vzcf0zeCzE
— Lula (@LulaOficial) September 9, 2023