Apoie o DCM

Madeira apreendida desapareceu meses antes de decisão favorável a Wassef

Wassef
Foto: Reprodução

Perícia feita pela PF no Amazonas mostrou que parte das toras de madeira nativa apreendidas na Operação Handroanthus desapareceu dentro dos pátios das empresas alvo da operação. Em dezembro de 2021, a empresa, que passou a ser defendida pelo advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, conseguiu uma liminar para ter acesso às toras e aos bens apreendidos pela PF.

Os policiais detectaram, porém, que a retirada das toras já ocorria meses antes da decisão judicial. Vale lembrar que o material apreendido estava sub judice e, de acordo com o Exército, era responsabilidade da Polícia Federal e do Ministério da Justiça. Madeira ilegal pode estar misturada a madeira legalizada, segundo o MPF.

A decisão liminar de dezembro foi concedida pelo desembargador Ney Bello, que figura na lista tríplice enviada a Jair Bolsonaro como um dos indicados a uma cadeira no STF. Wassef, amigo pessoal de Bolsonaro, ganhou os holofotes depois que abrigou o ex-assessor do presidente Fabrício Queiroz quando este esteve foragido da Justiça no caso das “rachadinhas”.

Leia também:

1; ‘Big Brother Bolsonaro’: Governo espiona 360 mil pessoas com sistema de inteligência, diz revista

2; Site diz que Pelé tem tumor no intestino, fígado e pulmão; ex-jogador recebeu alta

3; Coronavac entra no plano de imunização infantil do governo

Desaparecimento da madeira antes da decisão de Wassef

O documento aponta que, entre junho e agosto de 2021, 31,5 mil metros cúbicos de madeira foram “movimentados” do pátio da MDP Transportes na Fazenda Imbaúba, no Pará. Com informações da Carta Capital.

A perícia analisou imagens de satélites, documentos emitidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Pará e termos de apreensão. As imagens mostram a madeira desaparecendo dos pátios das duas fazendas.

Além disso, segundo análise do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, o Sisflora, foram emitidas guias florestais entre julho e agosto para movimentar 33,5 mil metros cúbicos de toras de madeira do pátio da MDP destinadas a 16 empresas. Até mesmo o caminhão branco apreendido pela PF continuou fazendo o transporte da madeira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.