Apoie o DCM

Derrota de Bolsonaro: Maioria dos brasileiros confia na urna eletrônica, diz Datafolha

Foto das novas urnas eletrônicas, que serão usadas nas eleições desse ano. TSE afirma que são mais modernas.
Essas serão as urnas eletrônicas utilizadas esse ano, de acordo com o TSE. Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (24), a grande maioria do povo brasileiro confia na segurança da urna eletrônica, ao contrário do que uma campanha feita durante meses pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou passar. A popularidade das urnas chegou a aumentar de dezembro de 2020 para agora, segundo o levantamento. 82% dos brasileiros disseram confiar nas urnas eletrônicas e apenas 17% responderam o contrário.

Na mesma pesquisa realizada pelo instituto em dezembro de 2020, logo após as últimas eleições municipais, 69% dos entrevistados afirmaram confiar no sistema eletrônica e 29% desconfiavam.

Na pesquisa atual, o grupo que apoia a urna eletrônica ficou dividido entre os que “confiam muito”, que são 47%, e os que “confiam um pouco”, que são 35%. Em dezembro de 2020, 33% responderam “confiar muito”, o que significa um aumento de 14 pontos percentuais nessa resposta.

O levantamento do Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 municípios de todo o país, entre os dias 22 e 23 de março de 2022. A margem de erro ficou em dois pontos percentuais para mais ou para menos e a chance da pesquisa retratar a realidade é de 95%.

Leia mais:

1. Ipespe: Lula sobe e Bolsonaro recua; veja números

2. MEC: Prefeito que organizou encontro com pastores já foi preso em esquema de garimpo ilegal

3. A questão da governabilidade para Lula e para Bolsonaro. Por Jeferson Miola

Maioria não quer a volta do voto impresso e prefere a urna eletrônica

Bolsonaro com cara de lamento
Jair Bolsonaro. Foto: EVARISTO SA/AFP

O Datafolha também questionou se, na opinião das pessoas, é melhor o país voltar ao sistema do voto impresso ou permanecer com as urnas eletrônicas. 77% se manifestaram favoravelmente ao atual modelo e apenas 20% defenderam a volta do papel.

Até mesmo entre os eleitores de Bolsonaro, que é crítico ao sistema eletrônico, a taxa de confiança na urna é alta: 70%.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link