Mais do mesmo: Ciro usa “importante pronunciamento” para atacar Lula e reforçar candidatura
![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2022/09/1663873381632cb1655de70_1663873381_3x2_lg.jpg)
Foto: Gabriela Biló/Folhapress
Na manhã desta segunda-feira (26), o ex-governador e candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), durante um pronunciamento, reforçou que seguirá com sua candidatura ao Palácio do Planalto, respondendo a petistas que têm chamado seus eleitores para contribuir com o “voto útil”. Ciro lançou um manifesto contra o voto útil.
“Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância. E meu nome continua posto como firme e legítima opção para livrar nosso país de um presente covarde e um futuro amedrontador”, anunciou o pedetista.
O pronunciamento foi uma resposta de Ciro aos aliados do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre ele ceder sua candidatura em prol de um apoio ao petista, que está em vantagem de acordo com as pesquisas.
Na sua declaração, o ex-governador do Ceará disse que o voto útil é uma estratégia de “estelionato eleitoral”, e afirmou que o Brasil está à iminência da maior fraude eleitoral de sua história.
“O Brasil está na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral da nossa história. Não a mentirosa fraude das urnas eletrônicas, inventada por Bolsonaro. Mas a fraude do estelionato eleitoral que sofrerão as vítimas que apertarem nas urnas invioláveis, o 13 ou o 22. As urnas são de fato invioláveis, mas a legítima vontade popular está sendo tremendamente violada”, informou um trecho do manifesto.
De acordo com a pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (26), Ciro Gomes disparou no índice de rejeição entre os presidenciáveis.
A campanha de Lula e seus aliados, estão apelando para que os eleitores de Ciro e da senadora Simone Tebet (MDB) se tencionem para o petista. Dessa forma, como indicam algumas pesquisas, Lula teria grandes chances de vitória no 1º turno.
Veja o pronunciamento: