MBL perde relevância nas redes e caminha para “limbo”, diz cientista político

cúpula do MBL

De Rafael Veleda, Gabriela Vinhal e Ricardo Tafner no site Metrópoles.

Protagonista na mobilização popular que foi pano de fundo para o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, e força política que elegeu nomes de destaque em duas eleições seguidas, o Movimento Brasil Livre (MBL) enfrenta uma contínua queda de relevância no ambiente em que construiu sua força, a internet. Levantamento do (M)dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, mostra que os canais do movimento em plataformas como YouTube e Twitter registram menos visualizações, curtidas e retuítes.

(…)

Ao Metrópoles, Holiday admitiu a queda em engajamentos com o grupo nas redes sociais, e, como justificativa, citou um momento político mais “equilibrado” em relação ao período em que o PT esteve no poder. Outro motivo, avalia Holiday, se deve ao “cansaço” das pessoas em discutir política a todo instante. No entanto, ele sustenta que, quando há notícias relevantes que “movem o mundo político”, o movimento recebe alto retorno.

(…)

Para o cientista político Lucas de Aragão, da consultoria Arko Advice, os elementos políticos que possibilitaram o sucesso do MBL não existem mais. “Quando eles surgiram, havia duas linhas de raciocínio político no Brasil: o petismo e o antipetismo. Eles conseguiram representar o antipetismo por um tempo, mas essa força se diluiu”, avalia.

Para o pesquisador, o bolsonarismo conseguiu, à partir da eleição de 2018, representar melhor essa ala do eleitorado e acabou excluindo os personagens mais moderados, o que inclui o próprio MBL. “A narrativa do antipetismo grudou no bolsonarismo e o MBL ficou órfão de discurso, ficou excluído dos dois grupos, porque a esquerda não os perdoa e a direita que chegou ao poder não precisa deles. Quem vai escutar o MBL?”, questiona.

O público do movimento, segundo Aragão, não acabou, mas agora se concentra entre as pessoas que não gostam da gestão Bolsonaro, mas também não se identificam com a esquerda. “Só que esse público não está na polarização e, por isso, não se engaja tanto politicamente, não vê muitos vídeos no YouTube. O MBL ficou num limbo político”, conclui.

(…)

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Luxo, R$ 2 mil por mês: como é academia que Gracyanne Barbosa treinava com affair

Gracyanne Barbosa não é a única figura conhecida que frequenta o Studio XN, onde se…

8 minutos ago

Mãe e filha que “moram” no MCDonalds no Leblon estão na legalidade, diz polícia

De acordo com a delegada Thaianne Barbosa de Moraes Pessoa, da 14ª DP (Leblon), a…

31 minutos ago

VÍDEO – Final de futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria

A final do Campeonato Metropolitano Sub-18 de futsal entre Palmeiras e Corinthians que aconteceu neste…

1 hora ago

Homem negro morto por policial nos EUA disse 8 vezes que não conseguia respirar

Antes de morrer, Frank Tyson, um homem negro de 53 anos, alertou oito vezes aos…

2 horas ago

Bombeiro Gato, do programa Eliana, vende pelo das axilas para fã; saiba o valor

O influenciador Yuri Bonotto, conhecido como "bombeiro gato" por suas aparições no programa "Eliana", recebeu…

3 horas ago

Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo Novo tem página na Wikipedia derrubada

A pré-candidata do Novo à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena, teve o perfil rejeitado…

3 horas ago