MDB bate martelo sofre federação partidária

O MDB bateu o martelo sobre a federação partidária. O presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP), avisou aos dirigentes estaduais que a legenda não se unirá com nenhuma outra sigla nas eleições deste ano. O comunicado foi feito em uma mensagem de WhatsApp enviada aos dirigentes regionais nesta quarta-feira (2).
A decisão aconteceu um dia antes da janela partidária para deputados trocarem de sigla sem risco de perda de mandato. Baleia Rossi informou que “é importante salientar que não teremos federação com nenhum outro partido”.
A coluna do Igor Gadelha obteve acesso ao comunicado: “Para dar segurança para cada presidente na sua estratégia de fortalecimento do partido, é importante salientar que não teremos federação com nenhum outro partido. Portanto, vamos mostrar nossa força e vamos crescer novamente no parlamento e buscar uma grande vitória como conseguimos juntos em 2020 nas eleições municipais onde o movimento democrático brasileiro foi o grande vencedor”.
Leia mais:
1 – Lula vai se reunir com MDB para costurar acordo
2 – Tucanos discutem federação com MDB e União Brasil, que deve lançar candidato próprio
3 – PSDB, MDB e União Brasil abrem negociação por candidatura única
Decisão do MDB quebra expectativas do PSDB e União Brasil
A mensagem se revelou um choque para o PSDB e União Brasil, que pretendiam formar uma federação partidária com o MDB. Ambas as legendas haviam iniciado conversas para firmar uma possível aliança durante os próximos quatro anos.
A aliados, Baleia se justificou dizendo que o aviso é para acalmar dirigentes estaduais que estariam “preocupados” com o impacto das negociações para uma federação na janela partidária. No entanto, mesmo tendo descartado a possibilidade, pessoas próximas disseram que Rossi continuará negociando uma aliança eleitoral.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link