Lula vai se reunir com MDB para costurar acordo

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 0:01
Lula vai se reunir com MDB. Renan Claheiros, Renan Filho e Lula reunidos juntos em uma foto com aperto mútuo de mãos.
Reunião acontecerá depois do carnaval. Foto: Reprodução / Twitter

O ex-presidente Lula (PT) irá se reunir com MDB para costurar acorda nas eleições de 2022. A ideia é que haja uma conversa inicial para formalizar apoio já no primeiro turno. A reunião deverá ocorrer após a viagem de Lula ao México.

Segundo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), há 13 diretórios estaduais do partido que são favoráveis à aliança com Lula. A atual pré-candidata do partido, Simone Tebet (MS), atingiu apenas 1% das intenções de voto em uma pesquisa do Datafolha divulgada em dezembro.

O senador afirmou que uma campanha própria com chances pequenas de vitória pode dificultar o desempenho dos candidatos a deputados federal. Ele cita a candidatura de Henrique Meireles em 2018, quando os deputados eleitos pelo partido caíram de 66 para 34.

Leia mais: 

1 – Tucanos discutem federação com MDB e União Brasil, que deve lançar candidato próprio

 

2 – PSDB, MDB e União Brasil abrem negociação por candidatura única

 

3 – Doria comete mais uma traição e enfurece líderes do MDB

MDB e União Brasil tentam formação partidária

Apesar de negociações avançarem, os deputados do União Brasil acreditam que federação ente a nova sigla e o partido de Calheiros não saíra do papel. A proposta é que MDB, PSDB e União Brasil se unam para defender um projeto político da chamada “terceira via”.

No entanto, parlamentares acham difícil reunir as três legendas para conseguir alcançar um consenso para os próximos quatro anos.  Um dos exemplos é a tentativa do PSB com o PT de formarem uma federação, que vem passando por algumas discussões em estados do Brasil, como Minas Gerais e São Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link